Qual o melhor tratamento com cannabis medicinal: THC ou CBD?

Por
Dra. Renata Monteiro Dantas
/
Instituto Anandamida
 ·  10 de julho  ·  1min30s de leitura
Image

O Tetrahidrocanabinol(THC) e o Canabidiol(CBD) são moléculas presentes nas glândulas dos tricomas das plantas de Cannabis e fazem parte do fitocomplexo da planta junto com os outros canabinóides e terpenos presentes. Já foram identificados mais de 130 fitocanabinoides, mas os mais estudados são o THC e o CBD. 

O CBD apresenta ação antioxidante, neuroprotetora, anti-inflamatória, antipsicótica, ansiolítica, anticonvulsivante, antidepressiva, antitumoral e anticancerígena. 

Já o THC apresenta efeito psicotrópico (levando a euforia ou “barato”), analgésico, antiemético, anticonvulsivante, neuroprotetor e anticancerígeno. 

Ambos apresentam efeitos terapêuticos, porém o uso isolado dos dois já se provou menos eficaz que o uso de um extrato que possua os canabinóides e terpenos (compostos de uma substância natural) da planta completa ou full spectrum (chamado de efeito entourage ou comitiva).

Este é o grande diferencial do tratamento com a cannabis: Cada passo é personalizado de acordo com o paciente e seu sistema endocanabinóide. Ou seja, cada indivíduo responde de uma forma diferente ao tratamento. Então, por exemplo, se pegarmos irmãs gêmeas que possuem o mesmo diagnóstico de deficiência no sistema endocanabinóide, uma pode ser tratada com extrato rico em THC e a outra com um extrato rico em CBD, dependendo exclusivamente das respostas de seus sistemas para o tratamento iniciado.

Por isso, em muitos casos, optamos por tratar o paciente utilizando a planta por completo, todas as suas benesses. Isso possibilita um amplo avanço no tratamento, sempre observando as respostas do sistema endocanabinóide do paciente em relação ao diagnóstico apontado por um profissional da saúde apto a este atendimento.

Importante destacar que o tratamento médico com cannabis medicinal é muito efetivo como redutor de sintomas e com efeito terapêutico em diferentes situações. O uso medicinal do extrato desta planta possui propriedades ricas em: Analgésico, anti ansiedade, anti cancerígeno, anti convulsivo, anti depressivo, anti inflamatório, anti psicótico, anti espasmódico, imunossupressor e neuroprotetor.